Unidos da UTI faturam Pandeiro de Ouro do 1º Concurso de Marchinhas do CarnaHRP

IMG_0782

Criatividade: nota 10. Animação: nota 10. Foram com esse quesitos que o grupo Unidos da UTI conquistou o Pandeiro de Ouro do 1º Concurso de Marchinhas do CarnaHRP, nesta quinta-feira (08/02), no Anfiteatro do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp). Os foliões se jogaram nas marchinhas, gênero clássico da folia brasileira eternizado pela compositora Chiquinha Gonzaga, abusaram das dancinhas e apresentaram um show de Práticas Organizacionais Obrigatórias (ROP’s).

A folia carnavalesca contou com a participação de cinco equipes, batizadas por elas Bloco do seu Mané, Foliões da UTI, Unidos do OmepraZOAR, Clínica da Folia Segura e Unidos da UTI.

A Comissão Julgadora, formada por Lenara Barbieri, Pedro Santana, Miriam Gusman, Viviane Macedo e Cláudia Machado, avaliou minuciosamente cada apresentação, levando em consideração os critérios de Adesão ao Tema, no caso as ROPs, Originalidade, Riqueza de Estilo Literário, Tempo de Execução, Organização e Desenvoltura, Caracterização, Harmonia, Energia Contagiante e Envolvimento Plateia.

Comissão Julgadora formada por Cláudia, Viviane, Miriam, Pedro e Lenara (da esq. à dir.) Fotos: Letícia Azevedo/Decom/HRP-Unicamp)

Em competição acirrada, que resultou em uma margem de apenas um ponto e meio de diferença , o grupo Unidos da UTI conquistou o primeiro lugar, seguidos pela Clínica da Folia. A turma dos Foliões da UTI faturou o terceiro lugar,, seguidos por Bloco do Seu Mané e OmepraZOAR.

Baseado nas duas marchinhas tradicionais brasileiras, “Me Dá Um Dinheiro Aí”, de Moacyr Lacerda, e “A Jardineira”, de Benedito Lacerda / Humberto Porto, a equipe vencedora esbanjou samba no pé e chamou até o Setor Qualidade para o ‘Sambódromo’ . A supervisora assistencial da UTI, Laís Marafon, conta que o foco sempre foi a diversão e a escolha das ROP’s foi pensada de acordo com as praticas obrigatórias direcionadas ao setor.

Supervisora Assistencial da UTI, Laís Marafon (1ª à esq.)

“No começo, foi um pouco difícil engajar a equipe, mas trabalhamos na união e todos foram se envolvendo, se animando. Na criação da letra, primeiro, pensamos em qual ROP trabalhar, porque temos muitas, então optamos pela que se encaixava melhor no nosso setor, que é a de avaliação e prevenção de riscos e foi como eu falei para o pessoal, o mais importante era nos divertirmos, e foi isso que a gente quis trazer, diversão.”, explica a supervisora.

“Diversão” é a palavra-chave para descrever o “CarnaHRP”. Dos jurados à plateia, todos se divertiram e caíram na folia junto com as equipes que se apresentavam.

Para Daniele Fanahani, coordenadora de Recursos Humanos do HRP-Unicamp,ações como essa proporcionam aprendizado de forma leve e descontraída, especialmente considerando o ambiente hospitalar, geralmente mais tenso.

Daniele Fanahani, coordenadora de RH

“Essa primeira edição foi um sucesso absoluto! Com muito engajamento, trabalho em equipe e interação de todos. Desde o escopo do projeto até a decoração, as equipes planejaram tudo nos mínimos detalhes. Foi muito gratificante receber os feedbacks positivos, onde todos puderam se descontrair e, ao mesmo tempo, aprender ainda mais sobre as ROPs, que é um assunto tão importante para a instituição!”, avalia Daniele.

É fato que o aprendizado pelo lúdico facilita a absorção e o desenvolvimento do conteúdo apresentado e com as ROP’s isso vem se consolidando na instituição. Como meio de fixar as ROPs dentro do HRP-Unicamp, atividades relacionadas às tradições brasileiras são uma forma de fazer com que os profissionais vivenciem e compreendam a importância dessas práticas.

“Trazer as Rop’s para o Carnaval, um evento tão relevante e alegre para o nosso país é um método muito positivo de ensinar de forma leve. É muito interessante ver que através de marchinhas clássicas, possamos introduzir esse tema especifico da área da saúde e fazer com que as pessoas saibam de forma natural o que são as ROPs”, destaca a coordenadora do Setor de Qualidade, Suzi Andréa Ribeiro Dos Santos.

Comissão de Frente da Qualidade composta por Suzi Ribeiro dos Santos, Cintia de Oliveira Santos e Ana Luiza de Oliveira
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest