Que tal cuidar um pouquinho de você? Medicina Ocupacional oferece programa para perder peso e ganhar qualidade de vida

fotomelhor

Líder Cristiane Moretti e recepcionista Lilian Magrini
(Fotos: Letícia Azevedo/Decom/HRP-Unicamp)

“Emagreci 4kg e perdi cerca de 10cm na circunferência abdominal. Durmo melhor, me alimento melhor e me sinto muito mais disposta para viver. Com certeza o programa do hospital agregou muito ao meu dia a dia.” Esse depoimento da recepcionista do setor de Internação do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp), Lilian Jaqueline Magrini, de 36 anos, reverbera o objetivo do programa “Cuidando de Você”, lançado no último ano com o objetivo de despertar nos colaboradores a importância de zelar da própria saúde. Após consolidação, o programa lança sua segunda edição em abril com inscrições abertas aos colaboradores em geral no período de 11 a 23 de março de 2024.

A nova turma terá 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada dos colaboradores na sala da Medicina Ocupacional, localizada em frente ao Refeitório, no Térreo. A líder Enfermeira do Trabalho, Cristiane Moretti, explica que qualquer colaborador que esteja acima do peso e que tenha interesse em bem-estar pode participar do programa. “O projeto nasceu da necessidade de contemplar uma demanda da Medicina Ocupacional referente ao perfil epidemiologia do trabalho. Aberto aos colaboradores em geral, oferecemos palestras com equipe multidisciplinar que trabalha a importância da alimentação adequada, exercício físicos com orientação, sem deixar de lado o psicológico”, explica Cristiane.

Na primeira edição foram selecionados 130 colaboradores com Índice de Massa Corporal (IMC) que somava mais de 31. Desse universo, 20 colaboradores do HRP-Unicamp aderiram ao programa “Cuidando de Você”, cujos encontros semanais duraram três meses. “Além de profissionais do quadro da nossa instituição, sendo Fisioterapia, Nutrição, Medicina (Endocrinologia), tivemos palestras também de convidados dos segmentos de Psicologia, Medicina e Educação Física. Além de toda uma gama de informações e de atividades práticas, o hospital forneceu ainda exames de triglicérides, colesterol e glicemia”, revela a enfermeira.

O colaborador contou ainda com um exame realizado na balança de Bioimpedância, que revela o IMC, gordura corporal, musculatura, calorias, idade e visceral. Muito usada em academias de ginásticas mais equipadas, a balança desperta o interesse por indicar a idade do corpo. A Bioimpedância é feita com o uso de balanças especiais, como Tanita, Omron ou Inbody, que possuem placas de metal que conduzem um tipo de corrente elétrica fraca que atravessa o corpo e apresenta o resultado.

Grupo participante da 1ª edição do programa “Cuidando de Você” (Fotos/capa: Arquivo Pessoal/HRP-Unicamp)

Dos sete colaboradores ‘guerreiros’ que conseguiram completar o programa, quatro perderam peso – dentre esses, três reduziram as medidas da circunferência abdominal-, um manteve o resultado na balança, outro aumentou o marcador e um último faltou à avaliação final. Resultado considerado positivo para a líder Enfermeira do Trabalho. “Mesmo se apenas uma pessoa tivesse apresentado avaliação favorável, o programa já seria considerado importante, já que é a semente que se planta em cada um deles para despertar para a mudança de hábitos, para práticas mais saudáveis que os beneficiam”, garante Cristiane.

Matemática elementar da Lilian: – peso + autoestima + disposição + qualidade de vida = FELICIDADE

A recepcionista Lilian compartilha e ratifica a opinião da líder: “Há algum tempo eu vinha buscando uma forma para ajudar no emagrecimento, como receitas e dietas, na maioria das vezes pela Internet, sem um acompanhamento efetivo. E no ano passado fiquei sabendo que o “Cuidando de Você” ia começar no hospital e não tive dúvidas, entrei no programa.”

Sem esconder que a jornada para o emagrecimento impõe muitos desafios, Lilian conta que os exercícios físicos ainda são os obstáculos mais penosos para vencer, mas que mesmo assim não os deixa de lado. Enquanto segue na busca por melhor qualidade de vida, a recepcionista contabiliza as etapas vitoriosas. “Com certeza a disposição melhorou muito. Me sinto mais bonita e isso é muito bom. Se sentir feliz com a gente mesma e ainda perdendo peso é o mais sensacional”.

Um relato que representa um significativo reforço para quem ainda está em dúvida que se cuidar só traz benefícios à saúde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest