Com objetivo de fortalecer a abordagem humanizada e de cuidado em cada etapa de interação com o paciente, 36 colaboradores do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) participaram ontem, 18/12, de treinamento com o tema Atendimento Inclusivo, que integra o programa Cultura do Cuidado: do atendimento à conexão, realizado pelo Departamento de Recursos Humanos.
O treinamento foi realizado a profissionais que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes, incluindo recepção, jornada do paciente, telefonia, agendamento e controle de acesso.
A convidada Débora Correia Bueno, psicóloga e especialista em Diversidade e Inclusão, iniciou o treinamento apresentando os tipos de deficiências visíveis e não visíveis, com explicações sobre transtornos neurodivergentes como espectro autista (TEA), déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ansiedade, dislexia, déficit intelectual, T21 (síndrome de Down), entre outros. Também fez abordagem à Lei da Acessibilidade nº 10.098/2000 e o Projeto de Lei nº 5.002/2020.
“É importante que conheçam os tipos de deficiências, uma vez que no atendimento ao público terão contato com pessoas que apresentam essas deficiências. O importante é que saibam incluí-los e entendam as suas necessidades”, explicou a psicóloga.
A inclusão social deve fazer parte do dia a dia, como um conceito crucial na sociedade contemporânea que visa promover igualdade e a participação de todas as pessoas, independente de suas diferenças e características.

No treinamento, Débora realizou uma vivência onde os participantes em dupla, vivenciaram as barreiras encontradas por uma pessoa com deficiência visual. Enquanto uma delas estava com os olhos fechados ou com venda, a outra dava as instruções do trajeto.
Elaine Cristina Sallatti Leite fez dupla com Regiane Cândido. “A experiência foi gratificante. De olhos vendados pude sentir a dificuldade que as pessoas com deficiência visual encontram, de se guiar por meio do tato ou com as instruções de alguém”, disse Elaine. Na sequência, Regiane falou sobre a importância do treinamento para um atendimento mais acessível e eficaz às pessoas com deficiência.