O plano de criação do Hospital Regional de Piracicaba (HRP) foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, em parceria com o Governo Estadual de São Paulo. O objetivo seria construir uma unidade hospitalar para oferecer assistência complementar aos vinte e seis municípios da Diretoria Regional de Saúde 10 (DRS X).

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) e da Fundação da Área da Saúde de Campinas (FASCAMP), foi escolhida para gerir o convênio junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES), devido à sua vasta e bem-sucedida atuação na área.

A proposta para sua construção foi apresentada pela Prefeitura em setembro de 2009 e o início das obras ocorreu em 2011. A implantação dos serviços assistenciais foi dimensionada para ocorrer em três fases gradativas, sendo que, em cada uma dessas, haveria a incorporação de um número cada vez maior de atendimentos e incorporação de novas especialidades e maior complexidade dos casos. A inauguração oficial aconteceu no dia 19 de março de 2018 e, a partir deste momento, foi iniciado o atendimento ao público que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir da inauguração e logo nos meses subsequentes, foram ofertadas vagas para atendimento médico ambulatorial à população nas especialidades de Anestesiologia, Buco Maxilo, Cabeça e Pescoço, Cardiologia, Cirurgia Geral e Torácica, Clínica Médica, Ecocardiografia, Endoscopia, Medicina Intensiva, Neurologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Plástica, Radiologia, Ultrassonografia (Doppler), colonoscopia, infectologia, nefrologia, Urologia e Vascular. Além disso, a unidade também conta com o apoio de exames e especialidades não médicas que dão suporte às áreas cirúrgicas e aos pacientes internados.

Logo no primeiro ano de funcionamento, todas as metas de produção pactuadas junto à SES, estimada para a 1ª fase do plano de trabalho, foram atingidas e, assim, houve a concretização da implantação de toda a operação das atividades assistenciais e administrativas. Foram realizadas 20.505 consultas, 2.715 cirurgias gerais e ambulatoriais, 18.732 exames e a taxa de satisfação relatada por pacientes e acompanhantes foi de 99,15%.

Em conformidade ao plano de estruturação, todos os pacientes atendidos tanto no ambulatório, quanto aqueles internados no Hospital, são previamente agendados via a Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP). A unidade não possui pronto atendimento, por isso não é referência em atendimento urgência/emergência. Desse modo, foi definido junto às Secretarias Municipais de Saúde que os pacientes devem ser inicialmente atendidos nas unidades de saúde especializada mais próxima à sua residência.

Atualmente, o HRP conta com 42 Leitos de Unidade de Internação Cirúrgica, 42 de Unidade de Internação Clínica, 25 de Hospital – Dia, 20 de Unidade de Terapia Intensiva – Tipo II Adulto, 12 Consultórios Ambulatoriais e oito salas cirúrgicas. A próxima fase do projeto de implantação segue em estudo pela SES e a projeção pode vir a dobrar a capacidade instalada.

Essa feliz história e trajetória de sucesso só foi possível devido ao empenho de todos aqueles envolvidos, que sempre entenderam que a missão desse Hospital é atender as necessidades da população, através do cuidado Humanizado e da Qualidade, alinhado com Eficiência de gestão.