Se no passado, as empresas e instituições direcionavam a Medicina Ocupacional exclusivamente para o cumprimento dos requisitos legais, atualmente esse cenário se modificou passando a privilegiar as estratégias de gestão da Saúde do funcionário.
O HRP-Unicamp enriqueceu o time do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) com a contratação de uma técnica de Enfermagem e duas médicas do Trabalho. “A importância de uma médica do trabalho para instituição é que vamos zelar pela saúde dos colaboradores, conhecendo cada um com suas peculiaridades e as necessidades de cada setor para promover um ambiente de trabalho agradável para todos”, afirmou Silmara Silva Sérgio, uma das médicas, que atua há 25 anos na área.

Já para a coordenadora de Segurança do Trabalho, Cláudia Martins, essa nova tendência neste serviço valoriza o capital humano. “A Medicina Ocupacional possui importantes quesitos em ações preventivas e de qualidade de vida. Agora com o olhar das médicas, quem ganha são os funcionários, visto que terão um atendimento diferenciado.”

A técnica de Enfermagem,
Emily Lopes Aversa, que já
integrava o quadro de
colaboradores da
Instituição, foi transferida
para a Medicina Ocupacional
Além da médica Silmara, a Medicina Ocupacional do HRP-Unicamp conta também com a médica Fabiola Maria Stolses Bergamo, a técnica de Enfermagem Emily Lopes Aversa e a veterana no setor, a enfermeira líder Cristiane Daniele Moretti.

Médica do Trabalho,
Silmara Silva Sérgio,
e a coordenadora da
Segurança do Trabalho
do HRP-Unicamp,
Cláudia Martins, esbanjam alegria
com a ampliação
do setor
Atestados Médicos
A coordenadora informa ainda, que foram alterados os horários para entrega de atestados médicos: De segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 7h às 8h30 e das 11h40 às 14h40.
A coordenadora da Segurança do Trabalho esclarece ainda que o atestado médico original deverá ser entregue somente pelo funcionário e presencialmente para validação, salvo em casos de enfermidade que o impossibilite a locomoção. Mais informações no Porta SIPE.