Com uma taxa mediana de 0,32% de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), muito abaixo da média nacional, – estimada pelo Ministério da Saúde entre 5% e 14% do total de internações -, o HRP-Unicamp foi convidado para integrar o projeto colaborativo “Saúde em Nossas Mãos”, do PROADI-SUS. O Hospital Israelita Albert Einstein será o responsável por conduzir o projeto em parceria com o HRP-Unicamp.
Um Kickoff, que nada mais que é que um pontapé inicial, sobre o projeto, em 20 de agosto de 2024, marcará as atividades do projeto colaborativo, cuja promoção vem do Ministério da Saúde. O “Saúde em Nossas Mãos” tem como meta primordial a diminuição de três principais tipos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do SUS em todo o Brasil.

Superintende do HRP-Unicamp, infectologista Vitor Marim, com os gerentes Lenara Barbieri (1ª da dir. à esq.) e Flávio Braga (em pé ao centro) em reunião de planejamento com parte da equipe de logística e assistencial (Fotos: Decom/HRP-Unicamp)
O superintendente do HRP-Unicamp, médico infectologista Vitor Marim, destaca o trabalho desenvolvido no combate efetivo à infecção hospitalar na Instituição. “Voltamos, com muita seriedade, nossos olhos para a infecção hospitalar, que provoca a morte de cerca 45 mil brasileiros ao ano, segundo notificações da Associação Médica Brasileira, e que pode chegar a 100 mil ao ano pelas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trabalhamos com afinco e, agora, temos esse reconhecimento honrado para integrar um projeto nacional. Parabéns a toda nossa equipe”, afirmou Marim.

“O projeto será implementado na UTI do HRP-Unicamp e portando, os profissionais envolvidos terão a oportunidade de adotar melhores práticas, elevando o padrão de cuidados, enquanto que os pacientes se beneficiarão por uma assistência ainda mais segura,” ponderou Cleunice.
A coordenadora do Serviço da Comissão de Infecção Hospitalar (SCIH), a enfermeira Cleunice Martins de Oliveira, garantiu ainda que as práticas estão cada vez mais rigorosas no enfrentamento da infecção hospitalar.
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) congrega seis hospitais de referência no Brasil, – Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP-A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês -, sob a tutela do Ministério da Saúde, e foi criado em 2009.
É o HRP-Unicamp contribuindo para um serviço de qualidade oferecido ao paciente do SUS na macrorregião brasileira!