HRP-Unicamp se consolida como referência regional no tratamento de doenças da retina pelo SUS

Atendimento aumentou em 11% este ano; hospital realiza terapias avançadas para evitar casos de cegueira irreversível
Dr. Guilherme Fonseca explica que cada tratamento realizado no HRP-Unicamp é uma chance de preservar a visão e devolver autonomia aos pacientes

O HRP-Unicamp (Hospital Regional de Piracicaba), responsável por atender 26 municípios da região do Departamento Regional de Saúde (DRS X) tem se destacado como referência no diagnóstico e tratamento de doenças da retina – uma das principais causas de perda de visão no Brasil. A instituição aumentou em 11% o número de procedimentos ofertados pelo SUS.

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, o HRP-Unicamp realizou 936 procedimentos cirúrgicos com injeções intravítreas e vitrectomia, além de mais de 1 mil exames voltados ao tratamento de retina. No mesmo período de 2024, foram 842 procedimentos cirúrgicos.

“Os números revelam não apenas a demanda crescente por cuidados oftalmológicos, mas também o papel estratégico do hospital no atendimento especializado via SUS”, destaca o diretor da instituição, médico cardiologista, José Roberto Matos Souza.

Os tratamentos realizados no HRP-Unicamp contam com injeção intravítrea, essencial no combate a doenças como degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética; cirurgia de vitrectomia, indicada para casos graves de hemorragia vítrea e descolamento de retina; fotocoagulação a laser, que interrompe a progressão de lesões; tomografia de coerência óptica (OCT), exame de imagem de alta precisão usado para diagnósticos precoces.

“Cada tratamento realizado aqui é uma chance de preservar a visão e devolver autonomia aos pacientes. A maioria desses tratamentos é inacessível financeiramente para boa parte da população e aqui conseguimos oferecer tudo com qualidade, de forma 100% pública”, reforça o oftalmologista Dr. Guilherme C. da Fonseca.

Jarbas José Furtado em atendimento com o Dr. Guilherme Fonseca

Para quem vive a realidade da perda de visão, a possibilidade de torná-la reversível é impactante. “Aqui no hospital meu pai está em tratamento desde o mês de fevereiro. A expectativa sempre existe e só tenho a agradecer o atendimento recebido aqui”, conta a filha do paciente Jarbas José Furtado, 65 anos.

Além do impacto direto na saúde ocular, os tratamentos previnem complicações graves associadas à diabetes, hipertensão e outras doenças sistêmicas.

O HRP-Unicamp conta com equipe multiprofissional capacitada, bons equipamentos e protocolos de segurança reconhecidos por instituições certificadoras, como o Selo Diamante da Acreditação Internacional Qmentum que coloca o hospital no mesmo nível de qualidade que grandes hospitais da capital. O atendimento referenciado permite o serviço atender pacientes de toda a macrorregião de forma organizada, evitando deslocamentos para grandes centros urbanos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest