HRP-Unicamp realiza projeto Cuidando de Quem Cuida e colabora para o fortalecimento psicológico de 60 colaboradores em três meses

OPAS OMS

O objetivo do programa piloto, que começou em abril e terminou em junho deste ano, foi oferecer atendimento aos profissionais da Instituição, promovendo a saúde mental, a qualidade de vida e a prevenção de transtornos psíquicos

Em um período de três meses, 60 colaboradores da área Assistencial do HRP-Unicamp foram atendidos pela psicóloga organizacional, Luciana de Souza Lima, dentro do projeto Cuidando de Quem Cuida, uma espécie de divã no trabalho, promovido pelo Departamento de Recursos Humanos (RH) e que  integra o Programa de Prevenção a Violência no Trabalho.

O programa,  utilizou uma abordagem psicoeducativa, baseada nos princípios que norteiam a Psicologia Hospitalar, que atua diretamente na redução de danos com atenção aos comportamento social desses funcionários.

Coordenadora do RH, Daniele Fanhani
(Foto: Decom/HRP-Unicamp)

“Iniciativas como essa não apenas ajudam a criar um ambiente de trabalho mais saudável como também podem aumentar a produtividade e a satisfação dos funcionários. Considerando que todos nós, em algum momento, podemos precisar de apoio à Saúde Mental, o projeto representa um passo crucial para promover uma cultura organizacional mais empática e compassiva”, defende a coordenadora de RH, Daniele Fanhani.

As atividades foram realizadas por atendimentos individuais ao público Assistencial, buscando favorecer a expressão de sentimentos, a troca de experiências, o fortalecimento de vínculos e a resolução de conflitos. Os profissionais da Assistência receberam um QR Code para agendamento da consulta, que era monitorado por um profissional do RH que agendava o acompanhamento. Houve alguns casos de procura espontânea ao RH também que forma encaixados na agenda. 

Psicóloga organizacional, Luciana de Souza, ladeada por Fábio Neves e Daniele Fanhani

“O projeto é um piloto, mas caso qualquer outro profissional esteja passando por uma situação extremamente delicada e precise conversar, podem nos procurar. Queremos também ter um olhar mais cuidadoso para os profissionais chamados de 2ª vítimas, que se sentem culpados por consequências negativas, como falecimentos, quedas, complicações vividas pelo paciente como efeito do serviço prestado pelo indivíduo”, informa o analista de Desenvolvimento do RH, Fábio Neves.

Em caso de violência psicológica o HRP-Unicamp conta com alguns canais de acolhimento já estabelecidos pelo RH e pela Saúde Ocupacional.

Recursos Humanos

E-mail:  fneves@hrp.unicamp.br

Ramais: 4790

Saúde Ocupacional

Email: cmoretti@fascamp.org.br

Ramais:4860

Código de Ética e Integridade Institucional

App:Contato Seguro

Telefone: 08008108034

site: https://www.contatoseguro.com.br/fascamp.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest