A equipe de fisioterapia do HRP Unicamp (Hospital Regional de Piracicaba) promove durante o mês de maio, treinamento para os profissionais de enfermagem e odontologia que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da instituição. A ação tem o objetivo de prevenir casos de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) – uma infecção pulmonar que acomete pacientes ventilados.
O treinamento é auxiliado pelas diretrizes do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH). Durante os encontros, os profissionais recebem informações sobre o Bundle de Prevenção, ou seja, o conjunto de medidas preventivas que colaboram com a prática assistencial para a prevenção de infecções e qualidade e segurança dos pacientes.
A ação conta com atividades práticas de cuidados que auxiliam na redução da PAV. Um dos métodos é a utilização do cufômtero – um dispositivo que mede a pressão de insuflação do balonete e evita escapes de gases durante a ventilação mecânica, previne aspiração de secreções e minimiza lesões traqueais.
A expectativa é treinar 100% dos profissionais de enfermagem e odontologia que atuam nas UTIs. Para isso, a estratégia é atender as equipes in loco, nos horários de plantão da manhã, tarde e noite.
De acordo com Ana Paula Toma, responsável técnica da Fisioterapia do HRP Unicamp, os treinamentos são fundamentais para garantir que toda a equipe de UTI esteja alinhada com as melhores condutas na assistência ao paciente grave. “É possível observar durante os encontros, o fortalecimento do trabalho multidisciplinar e o engajamento coletivo em torno da prevenção de complicações respiratórias”, ressaltou.
Os encontros têm sido marcados por grande participação e troca de experiências que evidenciam o compromisso dos profissionais com a qualidade do cuidado.