De uniformes dos exércitos, no século XV, à popularização da padronização dos trajes nos esportes, nos idos de 1870, a trajetória histórica das vestimentas iguais vem revestida de argumentos sobre os benefícios promovidos tanto aos funcionários/soldados/atletas como às instituições/empresas/países. Porém, vem do ‘Pai da Cirurgia Moderna’ o capítulo mais romântico dessa história.

Parte do CORPO CLÍNICO do HRP-Unicamp já devidamente uniformizada com o jaleco: Peça que remonta ao século XIV, criada por causa da peste bubônica
A literatura revela que foi o médico William Halsted (perfil abaixo) quem confeccionou luvas para a noiva que estava com alergia, a enfermeira Caroline Hampton. Com o passar do tempo, a equipe percebeu que os pacientes operados com a ajuda dela tinham maior taxa de sobrevivência. Após a constatação, vieram os aventais, as toucas cirúrgicas e os outros acessórios criados pelo médico apaixonado e, depois, adotados em todo mundo.
Embora antes desse episódio, no século XIV, tenha sido criado o jaleco por conta da peste bubônica. Naquela ocasião, o uniforme de cor escura era como um status para os médicos: quanto mais sujo, maior era o prestígio, revela alguns estudiosos do tema. O branco se tornou a cor oficial da saúde somente no século XIX, quando a limpeza passou a ser considerada nas cirurgias.

Os colaboradores da JARDINAGEM, conhecidos carinhosamente também por “Dedos Verdes”,
já que cuidam da flores e plantas
da Instituição, uniformizados
com os acessórios das mangas
longas para garantir
a proteção do Sol
(Fotos: Jéssica Damatrice/Decom/
HRP-Unicamp)
Entre peculiaridades e ‘causos’, o fato é que os uniformes ganharam as fábricas, as escolas, as corporações, as unidades de Saúde, os restaurantes, as lojas, os supermercados, entre uma infinidade de outras organizações da sociedade contemporânea.
Uns torcem o nariz, outros veem com bons olhos a implementação dos uniformes no ambiente de trabalho, mas é fato que eles desempenham um papel fundamental ao combinar funcionalidade com a criação de uma identidade visual coesa e profissional.

ALMOXARIFES do HRP-Unicamp esbanjando
elegância e conforto
com o ‘new look’
No HRP-Unicamp, o processo de uniformização dos colaboradores está sendo efetivada neste mês. “No momento recebemos parcialmente a entrega de uniformes. Já foram entregues pra Alta Gestão e os setores de Tecnologia da Informação (TI), Jardinagem, Segurança do Trabalho, Almoxarifado, Engenharia Hospitalar e Engenharia Clínica, como também os jalecos aos médicos”, esclarece o gestor de Apoio, Cristiano Ricardo Borges.

“Os demais COLABORADORES terão de
aguardar uma nova oportunidade para a segunda prova,” avisa Borges
O Setor de Apoio explica ainda que colaboradores que usarão jaleco receberão duas unidades, já os demais colaboradores, três conjuntos do uniforme completo (calça e blusa). Esses trajes não representam nenhum custo aos colaboradores, sendo o uso obrigatório no ambiente de trabalho.
Borges ressalta ainda que os uniformes serão entregues apenas aos colaboradores que fizeram a solicitação na prova realizada no meio deste ano. “Os demais colaboradores terão de aguardar uma nova oportunidade para a segunda prova.”
Benefícios do Uniforme no Ambiente Profissional:
- Promove a identificação dos colaboradores
- Reflete a cultura e os valores da empresa
- Cria uma aparência profissional e coesa
- Fortalece o senso de pertencimento e união da equipe
- Influencia positivamente o comportamento e atitude dos colaboradores
(Fonte: Repositório Institucional do Conhecimento- RIC)
VOCÊ SABIA???
William Stewart Halsted nasceu em Nova Iorque (EUA), em 1852, e morreu também na ‘Big Apple’, em 1922. Halsted, o ‘Pai da Cirurgia Moderna’, foi um cirurgião que enfatizou a Técnica Asséptica Estrita durante procedimentos cirúrgicos, sendo um dos primeiros defensores dos recém-descobertos anestésicos e introduziu várias novas operações, como a mastectomia radical para câncer de mama.