“Sedare dolorem opus divinum est. Aliviar a dor é uma obra divina”, disse o eterno patrono da Medicina Hipócrates, mas a era contemporânea clama por união de forças terrenas em prol do paciente. Com esta reflexão, o superintendente e médico infectologista, Vitor Marim, parabeniza todos os profissionais desta área do HRP-Unicamp e os convoca para juntos fazer a diferença no atendimento ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), no DIA DO MÉDICO, comemorado nesta sexta-feira (18/10/24).

“Nossa profissão tem como missão atender, diagnosticar e tratar pacientes em diferentes situações e com diferentes recursos disponíveis.
Neste contexto, exercer a profissão de MÉDICO representa um desafio cotidiano para salvar vidas, no qual aqueles profissionais apaixonados e conscientes da importância da função na sociedade fazem a diferença. Tenho orgulho de ser médico e do trabalho que eu e meus colegas de profissão realizamos no HRP-Unicamp. Parabéns a todos nós”, afirmou Marim.
Hipócrates considerado o pai da Medicina, viveu entre 460 a 377 a.C. e deixou um legado ético e moral válido até hoje. Conta a história, que o precursor do pensamento científico, procurava detalhes nas doenças de seus pacientes para chegar a um diagnóstico, utilizando explicações sobrenaturais, devido à limitação do conhecimento da época.

No HRP-Unicamp, 207 MÉDICOS atuam em 24 especialidades e foram responsáveis pela realização de quase 12 mil cirurgias no período de janeiro a setembro de 2024 em pacientes de 26 cidades da macrorregião de Piracicaba. Além disso, foram realizadas 51.280 realizadas Consultas Médicas no mesmo período.
O HRP-Unicamp fechou o primeiro semestre de 2024 registrando um aumento significativo de 25% no total de cirurgias realizadas comparativamente ao mesmo período de 2023. Em números absolutos, foram efetuados 7.597 procedimentos cirúrgicos contra 6.085 realizados no primeiro semestre de 2023.

de Relacionamento e Performance Médica do HRP-Unicamp
Os dados estatísticos indicam ainda que, se comparado ao semestre anterior, o crescimento chegou a 24%, quando foram realizadas 6.146 cirurgias. As Cirurgias Hospitalares lideram o ranking de procedimentos cirúrgicos elaborados no primeiro semestre de 2024, totalizando 3.436. Em segundo lugar estão as Cirurgias Hospital/Dia com a soma de 2.958. Já as Cirurgias Ambulatoriais registraram 1.203 procedimentos.
O HRP-Unicamp atende exclusivamente pacientes oriundos da Central de Regulação de Serviços do SUS (Cross) em cirurgias eletivas, como também realiza uma série de exames de toda a Rede Pública de Saúde da macrorregião de Piracicaba.

Já a médica neurologista, Ana Paula Ramidan,
exalta o compromisso com a humanidade.
“Ser médico é transformar vidas todos
os dias, com mãos que curam e corações
que acolhem. Hoje, celebramos a dedicação incansável e o compromisso de colocar
nossas vidas a serviço da humanidade,
em prol do bem-estar de cada paciente.
Parabéns pelo impacto que vocês
fazem no HRP-Unicamp, parabéns pelo
impacto que vocês fazem no mundo!,”
ponderou a gerente Médica.