O Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp), em parceria com o Orocentro da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp), oferece atendimento odontológico hospitalar especializado para pessoas com deficiência e pacientes com transtornos que dificultam o atendimento ambulatorial, como fobia de dentista ou síndromes psicológicas.
Os atendimentos são realizados sob anestesia geral ou sedação, em ambiente hospitalar, com o suporte de equipe multidisciplinar composta por cirurgiões-dentistas e equipes, médicos anestesistas e profissionais de enfermagem.
A triagem dos pacientes é feita inicialmente na FOP, e quando o tratamento em consultório, com anestesia local não é possível, o caso é encaminhado ao HRP-Unicamp onde a mesma equipe responsável pelo atendimento ambulatorial realiza o procedimento no hospital, com apoio dos recursos hospitalares. Em média, cerca de 30 procedimentos odontológicos ocorrem por mês no hospital.
Os procedimentos são convencionais, como profilaxia (limpeza), tratamento periodontal, restaurações e extrações. Para muitos pacientes e familiares, o serviço representa uma alternativa fundamental para o processo ao cuidado odontológico.
“Só tenho a agradecer. Não sei o que seria de nós sem esse atendimento”, afirma Ana Maria, mãe de Ricardo Paschoalini Arthuso, 38 anos, que tem deficiência e realiza tratamento odontológico no HRP-Unicamp.
Outro caso que exemplifica o impacto do serviço é o da jovem Gabriela Piacentini, que passou por uma extração de cisto maxilar com sedação. “Ela tem síndrome do pânico e fica muito agitada. Com a sedação, conseguimos dar continuidade ao tratamento. É um alívio saber que temos esse suporte em um hospital preparado”, conta o namorado, Willian Moreno.
Além dos atendimentos clínicos que incluem o serviço a pacientes internados, em condições graves ou em UTIs, o HRP-Unicamp também realiza cirurgias bucomaxilofaciais, que tratam lesões, traumas e deformidades na face, mandíbula e cavidade oral.
A equipe de estomatologia da FOP, coordenada pelos professores Dr. Rogério de Andrade Elias e Dra. Maria Lucia Pereira Andrade Elias, atua semanalmente no hospital. Já a equipe de cirurgia bucomaxilofacial, liderada pelo Dr. Marcio de Morais, é responsável pelas intervenções cirúrgicas.
“O atendimento hospitalar odontológico garante mais segurança aos pacientes com condições clínicas que exigem cuidados adicionais, como doenças sistêmicas associadas ou necessidade de monitoramento”, explica o diretor do HRP-Unicamp, Dr. José Roberto Matos Souza.
Com 104 leitos, o HRP-Unicamp é referência para 26 municípios da macrorregião de Piracicaba, atendendo uma população estimada em 1,6 milhão de habitantes. Segundo o diretor, a unidade tem buscado parcerias estratégicas para ampliar o acesso e a qualidade do atendimento prestado à população usuária do SUS.