Abordar o suicídio ainda é uma tarefa que enfrenta muitos tabus e resistência na sociedade brasileira, mas a Comissão de Humanização do HRP-Unicamp, que esbanja criatividade e sutileza no trato de temas sensíveis, encontrou um caminho para abordar a Saúde Mental , respeitando a privacidade dos 963 colaboradores da Instituição.
Instalado na Entrada de Funcionários, o Painel de Sentimentos convida os funcionários a uma breve reflexão ao se identificarem entre os sentimentos de Alegria, Tristeza, Ansiedade, Confusão, Medo e Raiva e retirarem uma mensagem positiva em uma das ‘bolsas Canguru’ expostas no painel.

Jéssica Caroline Santos da Silva, líder de Recursos Humanos, e Fábio Neves, analista de Desenvolvimento Organizacional: dinâmica movimenta a Entrada dos Colaboradores, neste mês
“O Setembro Amarelo vai além de simplesmente falar sobre suicídio. Precisamos celebrar a vida e o cuidado da vida um do outro, se preocupar com o próximo. Aproveitamos a ocasião para propor uma reflexão coletiva,” pondera Fábio Neves, analista de Desenvolvimento Organizacional.
Já para Fernando Olaia, da Manutenção da Engenharia Hospitalar, a ação é um bálsamo em um mundo marcado pela ansiedade.

Fernando Olaia atua na Engenharia Hospitalar e embala as noites de rock em Piracicaba e região com sua voz potente (Fotos: Jéssica Damatrice/Decom/HRP-Unicamp)
“Vivemos em uma geração na qual a todo momento a ansiedade e a tristeza chegam constantemente em nossos corações, portanto, simples fato de receber uma pequena mensagem positiva, já pode mudar o dia que está apenas começando. Me sinto muito feliz por essa atitude do HRP-Unicamp. Ando sempre sorrindo porque ninguém merece ver a sua versão triste a todo momento. Viva a felicidade!” Viva, Olaia !!!!!
É o HRP-Unicamp cuidando de quem cuida do paciente do SUS!
Tenha uma atitude DIAMANTE! Você trabalha no HRP-UNICAMP!