HRP-Unicamp inaugura cirurgias ginecológicas no Dia Internacional das Mulheres

_MG_3154

Com dois procedimentos de laqueadura, instituição lança serviço que contempla cerca de 506 mil pacientes das 26 cidades assistidas pelo hospital 

Duas cirurgias de laqueaduras estão sendo realizadas nesta sexta-feira (08/02/24) no Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) marcando a inauguração do serviço de Ginecologia na instituição. Tendo como meta a realização de 70 intervenções cirúrgicas por mês – planejada para ser atingida no último trimestre deste ano – , o novo serviço do HRP-Unicamp vai contemplar uma população estimada em cerca de 506 mil mulheres, moradoras das 26 cidades que compõem a área de atuação do hospital.

“O serviço será oferecido a todas as mulheres com doenças cirúrgicas ginecológicas dentro do espoco previsto, diagnosticadas e acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a regulação de pacientes realizadas pela Diretoria Regional de Saúde X – Piracicaba”, afirmou a médica Ana Paula Ramidan, gerente Médica do Executivo do HRP-Unicamp.

Paciente 01, Patrícia Rodrigues Mendes, de Conchal, durante preparação para cirurgia (Fotos: Letícia Azevedo/Decom/HRP-Unicamp)

Neste ano, serão oferecidas cirurgias de laqueadura, ovário, útero e endometriose, melhorando assim a qualidade de vida das mulheres da região de Piracicaba e desafogando outras unidades do SUS. Uma população, que segundo o censo de 2022 do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), soma cerca de 506 mil, na faixa etária entre 20 e 64 anos.

Médicos Henrique Penatti e Fernanda Rios Valvano

Para a médica Ana Paula, a nova especialidade do HRP-Unicamp amplia significativamente as oportunidades dessas mulheres. “Esse serviço vai trazer mais possibilidades e acesso às mulheres da região, entendendo que é uma cirurgia que passará a ser realizada em mais uma unidade no SUS”.

Já o  superintendente do HRP-Unicamp, médico Vitor Marin, explica o movimento gradativo para avançar na oferta de cirurgias ginecológicas até o fim do ano. “Além de atender a demanda apresentada pela DRS-X, nosso entendimento é que a saúde da mulher merece atenção especial em 2024. Iniciamos a implantação da nova linha de cirurgias ginecológicas com mapeamento das necessidades regionais e triagem de pacientes. Damos início hoje, Dia Internacional da Mulher, e a partir de agora será um movimento gradativo, com objetivo realizarmos cerca de 70 cirurgias mensais no final do ano”, esclarece Marim.

O que as mulheres podem esperar do novo serviço de ginecologia do HRP-Unicamp? “Um local seguro onde a saúde delas será cuidada. Cuidar é a nossa essência. Sejam bem-vindas, mulheres!”, responde Ana Paula.

EMPODERAMENTO

A paciente 01 do Setor de Ginecologia do HRP-Unicamp, Patricia Rodrigues Mendes, 28 anos, moradora de Conchal, realizou o procedimento de laqueadura tubaria e encorajou as mulheres.”Se uma mulher tem vontade de fazer essa cirurgia e tem certeza disso, que ela faça! Há um ano que venho pensando nisso, e finalmente cheguei à conclusão de que quero fazer. Então, se a mulher sentir vontade de fazer, ela deve fazer.”

Ela conta, que há um ano estava na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) à espera da cirurgia. “Quando comecei o processo, fui avaliada pela enfermeira, psicóloga e assistente social do postinho. Eles sempre me perguntavam se eu tinha certeza, e eu sempre respondia que sim. Só depois disso que encaminharam minha ficha para o hospital. Eu sempre tive certeza da minha decisão. É o que eu mais quero. Já tive dois filhos, e na primeira gravidez tive eclâmpsia e na segunda, só não tive porque corri a tempo. Eu não posso mais ter filhos, então minha certeza é sim!”, revelou Patrícia antes da intervenção médica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest