(Foto de capa: Imagem aérea do HRP-Unicamp/Banco de Imagens/Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo)
Inaugurado em 19 de março de 2018 para atendimento exclusivo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) completa seis anos nesta terça-feira (19/03/24) com os olhos voltados para o futuro. Nos últimos três meses, a instituição avançou no processo de Acreditação Internacional da Qmentum, ampliou o relacionamento e alinhou políticas de cooperação com a Unicamp. Inaugurou ainda o serviço de Cirurgia Ginecológica, que vai contemplar cerca de 500 mil mulheres, com idades entre 20 e 64 anos, moradoras de Piracicaba e de mais 25 municípios, área de abrangência do hospital.

Internamente, os colaboradores passaram a contar com o Canal Compliance, Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Pesquisas de Clima Organizacional, implantação de rotinas como Guemba e Safety. que são ferramentas de apoio para escuta de colaboradores e segurança operacional. Já o Projeto de Cargos e Carreiras caminha a passos largos para ser implementado ainda este ano.
Os números superlativos ratificam a importância do HRP-Unicamp na rede pública de saúde do Interior Paulista. Em 2023, foram realizadas cerca de 63 mil (62.824) consultas médicas e mais 13.218 consultas não médicas. Nesse mesmo período, a instituição contabilizou 12.231 cirurgias e mais de 102 mil (102.467) exames. A unidade conta com 104 leitos e 11 salas cirúrgicas.
O HRP-Unicamp emprega 840 profissionais diretos e indiretos, dentre eles, 181 médicos, 66 enfermeiros, 233 técnicos e auxiliares de enfermagem, além de médicos e dentistas residentes.
O hospital é referência regional em 22 especialidades médicas como Ortopedia, Urologia, Cirurgia Geral e Oftalmologia. Com orçamento previsto para este ano de R$ 118 milhões, a instituição chega aos seis anos em busca de mais excelência, investindo em pesquisa/educação, incrementando em 27% a produção cirúrgica contemplando a demanda apresentada pela área de cobertura da Diretoria Regional de Saúde (DRS-X).
Na Superintendência do HRP-Unicamp há dez meses, o médico infectologista Vitor Marim acredita que os binômios Saúde-Educação e Ensino-Pesquisa sejam o caminho para alcançar a excelência na ponta do atendimento ao paciente do SUS.

“Nosso movimento e empenho é para que o HRP-Unicamp alcance um patamar de excelência no atendimento ao paciente, nosso principal alvo em tudo que fazemos. Estamos trabalhando muito para isso. Como exemplo, posso citar a busca pela Acreditação da Qmentum, um selo internacional canadense, que tem como objetivo definir práticas para alcançarmos uma significativa melhoria nos processos trazendo mais qualidade e segurança em nossos atendimentos ao paciente”, afirmou Marim.

Para este novo ano da história profícua do HRP-Unicamp, o superintendente mira a expertise na Saúde: “Minha meta pessoal para 2024 é que o HRP_Unicamp seja reconhecido como referência regional de Saúde, nos aspectos de qualidade e segurança assistencial, sustentabilidade e no cuidado com seu time, além de ser o primeiro hospital da DRS-X a receber o certificado de Acreditação da Qmentum”.
A Orquestra Música Acolhimento e Espiritualidade fará pequenas apresentações em diferentes alas do hospital a partir das 8h45, desta terça-feira, levando a beleza sonora aos corações de colaboradores, pacientes e seus familiares.