HRP-Unicamp acolhe novo time de estagiários do curso Técnico de Enfermagem do SENAC

IMG_9101 editada_Easy-Resize.com

Com objetivo de promover o conhecimento, o HRP-Unicamp recebeu, nesta segunda-feira (22/01), 52 alunos do curso de Técnico de Enfermagem do SENAC-Piracicaba, que iniciam e concluem sua jornada de aprendizado no programa de estágio coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (Nepp). Esse programa representa um dos pilares da missão da instituição, dedicada à promoção do ensino e pesquisa em benefício da sociedade.

“O núcleo desempenha um papel fundamental ao oferecer o HRP-Unicamp como campo de estágio. Essa iniciativa não apenas cumpre sua missão, mas também beneficia a sociedade ao contribuir para o desenvolvimento de estagiários em escolas de formação técnica e graduação em Enfermagem. Ao facilitar a aplicação de conhecimentos teóricos e o aprimoramento de habilidades práticas, a instituição desempenha um papel crucial na formação de profissionais de saúde qualificados”, ressalta Milena Padua, Supervisora de Educação Permanente e Pesquisa.

A formação acadêmica e profissional de um estudante se qualifica durante a realização das atividades do cotidiano, sendo o estágio uma oportunidade de aplicar as habilidades aprendidas em sala de aula. O HRP–Unicamp conta com a parceria das instituições de ensino SENAC, ETEC e Anhanguera.  As turmas são compostas por seis estagiários, supervisionados pelo monitor de estágio, alternando entre os setores de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Ambulatório e Unidades de Internação Clínica Médica e Cirúrgica. Essa prática ocorre ao longo de dez dias, abrangendo tanto os períodos diurnos quanto noturnos.

A enfermeira docente do SENAC, Lilian Goia, de 48 anos, destaca que, durante a fase de estágio, os alunos recebem o acompanhamento necessário da instituição, garantindo a segurança dos pacientes e discentes. “Prezamos muito pela parceria das instituições, principalmente do HRP-Unicamp, porque colabora basicamente, desde o início dos estágios da primeira turma até o finalzinho, com o crescimento profissional, onde ele possa desenvolver todas as práticas que aprende lá na instituição e, com toda certeza, trazendo uma melhor formação.”

A humanização também se destaca dentre os valores da instituição, segundo a enfermeira Lilian. “O HRP-Unicamp, é uma instituição diferenciada, porque tem uma humanização maior do que vemos em outras instituições. Os alunos e professores estão bem ansiosos, porque antigamente colocávamos enfermeiros que já conheciam a instituição e hoje estamos trazendo de fora como estágio, e com isso esperamos desenvolver o melhor de cada um no âmbito profissional, humano, atitudes e valores, que o Senac também preza muito.

Adentrar no mundo do cuidado significa lidar com o momento mais frágil da vida de uma pessoa e de sua família. Iniciar uma nova jornada representa um desafio para a estudante de 20 anos, Thécy Giovanini.

“Minhas expectativas são as melhores possíveis dentro dessa instituição, que tem seus valores e princípios muito bem estabelecidos e condizentes com os meus. Estou bem ansiosa por essa oportunidade, está sendo muito emocionante iniciar meu primeiro estágio porque é uma área que gosto há anos. Poder estar aqui, vivendo e presenciando pela primeira vez é, com certeza, um momento de muita alegria para mim”, expressa Thécy.

Quando se trata de cuidar de pessoas, se surpreender se torna rotineiro. Os livros mostram as técnicas, mas a experiência traz a realidade, como expressa a estagiária formanda Carolina Bergamasco, 39 anos. “No início, era tudo novidade, e quando chegamos à prática, chega a ser assustador, porque não se tem muita segurança. Agora, no terceiro e último estágio, já me sinto mais tranquila, mas sei que ainda vão surgir desafios, pois a área da saúde é muito ampla. Não tem uma rotina fixa, todo dia tem algo novo, uma doença diferente ou uma situação para lidar. Estou entusiasmada e eufórica e o estágio nos dá uma ideia do que vamos encarar como futuros técnicos de enfermagem, por isso ele é tão importante.”

A jornada de estágio na área da saúde vai além de uma simples oportunidade profissional, mas a chance real de entender o cuidado na prática. Que esses novos profissionais aproveitem para crescer junto com a equipe do HRP-Unicamp, que se orgulha de fazer parte do caminho acadêmico e profissional de cada aluno.

(Foto: Letícia Azevedo/Decom/HRP-Unicamp)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest