No dia 30 de outubro, foi realizada a cerimônia de posse da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Regional de Piracicaba (HRP), na sede do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), em Campinas-SP.
De acordo com a Responsável Técnica de Enfermagem, Sílvia Helena Valente, a CEE é um órgão representativo do Conselho Regional de Enfermagem nas instituições onde existem Serviços de Enfermagem com mais de 50 profissionais de enfermagem.
A CEE atuará no hospital por um período de três anos com funções educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético dos profissionais de enfermagem. “Esta comissão dá suporte ao serviço de enfermagem em relação aos aspectos éticos do exercício profissional e se constitui em mais um canal de comunicação entre os membros da equipe de enfermagem”, ressalta Silvia.
A comissão de ética é formada por seis enfermeiras, sendo elas: Ana Beatriz da Silva Brandt; Eliane Gomes de Souza; Fernanda Carvalho Dias; Laís Zanchettin Marafon; Lilian Marques da Silva Souza; Thaisa Regina Lopes Banhos Monkosque e cinco técnicas de enfermagem: Adrieli Silva de Lima; Débora Mende de Oliveira Gonçalves; Elizandra Ferreira Prazeres; Simone Gomes da Silva e Sthefanny Simão Domingues Santos. “Há funcionários da enfermagem de todos os setores do hospital para que exista representatividade proporcional entre eles”, enfatiza Silvia.
De acordo com Sílvia, a CEE está vinculada ao Coren-SP e deverá manter sua autonomia e imparcialidade, sigilo e discrição ao tratar assuntos vinculados às condutas de caráter ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem que trabalham no HRP. “Qualquer situação de desvio da conduta na prática profissional de enfermagem, a comissão entrará em ação para entender esses processos e atuará de acordo com o Código de Ética de Enfermagem”.
O evento de posse contou com a presença de profissionais de enfermagem do HRP e de diferentes instituições de saúde da região, fiscais do Coren-SP de Campinas e Conselheiros que ministraram palestra sobre a Atuação da CEE nos serviços de saúde. Em seguida, houve a entrega dos certificados. “Os profissionais estão muito felizes em participar desta comissão e expressam satisfação em poder zelar pela profissão da enfermagem no HRP” finaliza Sílvia.
Letícia Azevedo