Hospital Regional de Piracicaba realiza mutirão de colonoscopia

Ação de prevenção ao câncer colorretal deve realizar 30 exames
Rodrigo Azevedo de Oliveira, médico gastroenterologista e endoscopista do HRP-Unicamp integra ação1

O Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), realiza neste sábado, dia 15/03, mutirão de colonoscopia, em alusão à campanha Março Azul, que visa a prevenção do câncer colorretal e reforça a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce a uma das neoplasias mais comuns no Brasil. A meta é realizar 30 exames para rastreamento de neoplasia colorretal.

A iniciativa será coordenada por médicos especializados, incluindo gastroenterologistas, endoscopistas e proctologistas, com apoio de uma equipe de anestesiologia. Os procedimentos serão realizados em pacientes previamente agendados, com idade entre 48 e 75 anos, que apresentaram resultado positivo na pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Para Rodrigo Azevedo de Oliveira, médico gastroenterologista e endoscopista, a ação é de grande importância, pois o câncer colorretal é evitável na maioria dos casos. “Os exames de rastreamento permitem a detecção e retirada de lesões pré-malignas pela colonoscopia, bem como o diagnóstico precoce de lesões malignas em estágios iniciais, o que melhora as chances de cura”, explica.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que aproximadamente 45 mil novos casos sejam diagnosticados este ano. A colonoscopia, recomendada para pessoas a partir de 45 anos, tem papel central na prevenção do câncer e detecção da doença em fases iniciais, detectando pólipos, doenças inflamatórias e infecções.

Além do mutirão, o HRP-Unicamp iluminou sua fachada de azul, reforçando a mensagem da campanha. Essa iluminação serve como um lembrete visual da importância de cuidar da saúde intestinal e buscar exames preventivos, um passo crucial na luta contra o câncer colorretal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest