HRP COMPLETA 05 ANOS DE FUNCIONAMENTO

IMG_5306 editada

Neste mês, o Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns” completa cinco de anos de serviços prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde — SUS dos 26 municípios da Diretoria Regional de Saúde 10 (DRS X).

Diante da demanda regional, o HRP foi projetado para atender pacientes com o perfil prioritariamente cirúrgico. A proposta foi apresentada em 2009 pela prefeitura de Piracicaba e a construção iniciou em 2011. Com a obra finalizada, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Fundação da Área da Saúde de Campinas (FASCAMP), definidas para gerir o convênio junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES), deram início ao fluxo de contratação e implantação do hospital.

A produção assistencial do Hospital Regional de Piracicaba iniciou no mesmo dia da sua inauguração, dia 19/03/18, através dos atendimentos ambulatoriais com aumento gradativo dos atendimentos. A partir deste momento, o hospital disponibilizou consultas pré-cirúrgicas nas especialidades de: Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia Geral e Retina, Ortopedia Joelho, Ombro, Quadril e Mão, além da realização de exames laboratoriais e de imagem, como Endoscopia e Colonoscopia, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia e Tomografia de Coerência Óptica.

No início foram disponibilizados oito leitos de Enfermaria e dez de Unidade de Terapia Intensiva — UTI e a equipe era composta por 78 colaboradores diretos e indiretos.

Em meados de março de 2020 com a instauração da pandemia de Sars-Cov-2, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, junto às Diretorias Regionais de Saúde, definiu que o Hospital Regional de Piracicaba seria um Centro de Referência para tratamento de pacientes diagnosticados e/ou suspeitos com o novo Coronavírus. O Hospital Regional de Piracicaba fez parte desta rede de atendimento, principalmente para os pacientes que manifestaram a forma grave da doença e necessitavam de internação em enfermaria ou em Unidades de Cuidados Intensivos. Os atendimentos eletivos e as cirurgias foram suspensos para que a equipe pudesse se dedicar exclusivamente ao tratamento de pacientes acometidos pelo vírus.

Foram 3.444 pessoas internadas desde 2020, sendo que 2.696 foram casos confirmados. Para conseguir atender a alta demanda de internações tivemos que abrir rapidamente mais uma unidade de internação clínica e duas UTIs, totalizando 50 leitos de cuidados intensivos. No período de junho/2020 a abril/2021, a taxa de ocupação global se manteve na capacidade máxima, apresentando queda significativa apenas em setembro de 2021, após o início da vacinação da população e desde então se manteve baixa. Em 2023 tivemos apenas 17 casos de internação por Covid-19.

“Apesar da vertente do hospital não ser o paciente clínico, acolher os pacientes com Covid-19 contribuiu de forma muito significativa para a assistência da região. Nós, por uma orientação do governo e por iniciativa da própria diretoria UNICAMP e FASCAMP, prontamente conseguimos reverter nosso escopo e nos tornar um hospital clínico. Passamos a ter uma oferta de leitos de UTI muito acima do que tínhamos projetado inicialmente, assim passamos a ser um centro de referência”, relata o superintendente do HRP Dr. Pedro Pontin.

Em 2021, para lembrar que toda vida importa, foi criado o projeto “Reflorescer” um bosque nas dependências do hospital em homenagem às vidas perdidas na pandemia. Na inauguração contamos com a presença de pacientes recuperados e familiares que ao lado da nossa equipe plantaram várias mudas simbolizando o renascimento.

Em outubro de 2021, quando os atendimentos eletivos e cirúrgicos eram retomados gradativamente, recebemos a notícia da confirmação da expansão das atividades do HRP. Hoje aumentamos nosso quadro de especialidades inserindo os atendimentos de Urologia, Ortopedia Pé e Tornozelo, Cabeça e Pescoço, Plástica e Otologia. Além de aumentar a complexidade dos procedimentos já realizados.

O número de leitos disponibilizados também aumentou, são 20 leitos de UTI e 84 leitos de Internação, sendo 42 clínicos e 42 cirúrgicos. Para atender a alta demanda atual, contamos com 712 funcionários diretos e indiretos. As metas cirúrgicas saltaram de 302 para 1.019.

“Hoje nós já temos números de produção cirúrgica muito acima do que a tínhamos no início. Temos um corpo clínico muito mais robusto, especializado e com mais tecnologia incorporada e temos também a maturidade de alguns processos que foram implementados. Vejo esse hospital num franco desenvolvimento e agora mais palpável”, diz Pontin.

Em 2021 o projeto de acreditação internacional Qmentum foi iniciado. O primeiro passo foi a definição da identidade do hospital. Nossa missão é ser um hospital de referência a saúde pública, garantindo assistência humanizada de qualidade e, promovendo o ensino e pesquisa em benefício da sociedade. Temos a visão de ser um hospital reconhecido pela excelência na assistência ao paciente, ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional, apoiado na certificação de qualidade internacional e gestão sustentável. Nossos valores são: ética, qualidade, respeito, humanização, transparência, sustentabilidade e trabalho em equipe, porque cuidar é a nossa essência.

Além da acreditação, o projeto de gestão por competência está se concretizando na instituição. Este projeto apoiará na constante busca pela melhoria contínua das relações e dos processos de trabalho, pautado em três competências, sendo elas, o Trabalho em Equipe, Humanização e Compromisso com a Qualidade.

Neste novo ciclo de desenvolvimento do hospital, foram retomados projetos e treinamentos, com foco na educação. As equipes contam diariamente com médicos residentes, estagiários na área de enfermagem e administração, enfermeiros trainees e jovens aprendizes. O incentivo a educação e desenvolvimento é um dos pilares da missão do HRP.

“O DNA do hospital é a Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP por meio da sua fundação FASCAMP, então temos em nosso berço uma instituição formadora de profissionais de excelência nas diversas áreas de atuação. Por isso na criação do nosso planejamento estratégico fizemos questão de colocar a educação na nossa missão”, conta o superintendente.

Em cinco anos de funcionamento o HRP realizou 7.127 internações clínicas, 19.241 cirurgias, 114.387 consultas médicas, 19.288 consultas não médicas, 176.142 exames internos e 66.220 exames externos, beneficiando diretamente mais de 80 mil pessoas.

“O HRP é hoje fundamental para o atendimento SUS da nossa região. Ele foi, é e sempre será hospital de retaguarda e referência na qualidade da assistência prestada aos nossos cidadãos! Ele cumpre e se insere nos princípios do SUS de atendimento universal e hierarquizado e também como formador de profissionais, pessoalmente me sinto agraciado de poder participar de um time de colaboradores comprometidos com a saúde e cuidado do paciente”, expressa o Prof. Dr. Willian Cirillo Docente da UNICAMP – Executor do Convênio.

Reproduzir vídeo

 

– Letícia Azevedo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest