A visita da equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, nesta quinta-feira (17/1024), marca o inicio da implementação do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, do PROADI-SUS, no HRP-Unicamp. O projeto tem como meta primordial a diminuição de três principais tipos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do SUS em todo o Brasil visando a sustentabilidade financeira das instituições. Trezentos hospitais integram o projeto este ano.

“Essa parceria é importante para reforçar as reduções de infecções
nas UTIs em nosso pais. Nesta visita, aqui no HRP-Unicamp, acompanhamos tanto a parte Assistencial, que é focada na redução das infecções com implantação de melhorias práticas e das teorias de mudanças, reduzindo essas infecções e, consequentemente, os óbitos, como também os custos. Então, tudo que vai ser melhorado na UTI em termos de redução de desperdícios, da rotatividade de médicos e dos demais profissionais, por exemplo, a gente vai poder observar o impacto no comportamento financeiro. Assim, você pode valorizar o trabalho com a redução de infecção e quanto a equipe conseguiu economizar para o hospital, podendo reinvestir esse valor em uma nova frente de melhoria para o próprio hospital”, esclareceu Leonardo Henrique Fiuza de Meireles, analista de Custos do Einstein.

O superintendente do HRP-Unicamp, médico infectologista Vitor Marim, destaca o trabalho
desenvolvido no combate efetivo à infecção hospitalar na Instituição e a importância da parceria com o Hospital Albert Einstein. “Voltamos com muita seriedade nossos olhos para a infecção hospitalar, que provoca a morte de cerca 45 mil brasileiros ao ano. Trabalhamos com afinco e, agora, aliados à excelência do Einstein, vamos seguir com mais esse aporte nesta jornada continuada pela melhoria ao atendimento do paciente do SUS”, afirmou Marim.
O projeto do Ministério da Saúde envolve 300 hospitais neste ano, dos quais 122 recebem dupla assessoria, tanto na área Assistencial como na Financeira, dentre eles, o HRP-Unicamp. A médica neurologista, Ana Paula Ramidan, salientou a relevância da chancela de um dos melhores hospitais do Brasil. “É uma importância que sobrepõe ao cuidado porque, além de trazer toda a expertise do Einstein, é um programa voltado para o SUS com uma excelência do cuidado junto a uma gestão de custos,” afirmou a gerente médica.
Já a gerente Administrativa e Financeira, Lenara Barbieri de Carvalho, destaca a troca de experiência entre as instituições de Saúde.
“A qualificação da assistência, alinhando a saúde do paciente, cuidado com colaborador e a redução de custo, além da troca experiência com instituições de referência, vem de encontro ao nosso propósito.”
A busca constante pelo atendimento cada vez mais humanizado e eficiente no HRP-Unicamp é apontada como um dos aportes da parceria entre os hospitais. “A colaboração entre o HRP-Unicamp e o Hospital Albert Einstein fortalece nosso compromisso com a melhoria contínua e com a promoção de um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente. Hoje, damos um passo importante para integrar as melhores práticas assistenciais ao nosso dia a dia, elevando o padrão de cuidado em nossa instituição,” pondera Viviane Souza Macedo, supervisora de Projetos do HRP-Unicamp.
ca.