Guia para brilhar no Carnaval sem deixar o bem-estar de lado

1

Abuse da hidratação na folia, opte por cardápios recheados de legumes, saladas e frutas com proteínas magras e carboidratos

O Carnaval 2024 está prestes a começar trazendo a promessa de dias cheios de energia, música, dança e, claro, uma explosão de cores e criatividade nas fantasias e nas bebidas. Por isso, cuidar do corpo e da saúde não deve ficar em segundo plano. A equipe do site Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) preparou um guia com as principais dicas para cair na folia sem perder a elegância, nem prejudicar a saúde e nem dar ‘perda total’ na Quarta-feira de Cinzas, quando as atividades do hospital voltam à regularidade.

A nutricionista do instituição, Marcella Canoa, revela que o segredo do folião esperto é investir na hidratação. Devido ao calor intenso desta época do ano e o consumo de energia do corpo, a ingestão de água antes, durante e depois das maratonas é imprescindível.  

Foliões espertos bebem pelo menos dois litros de água por dia
(Fotos: Banco de Imagens/Pixbay e
Letícia Azevedo/Decom/HRP-Unicamp)

“Se manter hidratado com água e bebidas isotônicas para repor eletrólitos (minerais essenciais) ajuda, pois nessa época ficamos muito tempo em pé, dançando, pulando, então, nosso corpo sente como se estivéssemos fazendo atividades físicas intensas, além do que o álcool desidrata, por isso a hidratação é tão importante”, explica Marcella.

A intercalação do consumo de álcool com a ingestão de água representa uma eficiente estratégia para garantir a diversão com qualidade. Evite misturar diferentes tipos de bebidas alcoólicas, cujo resultado sempre é desastroso para o organismo. Além disso, fazer intervalos sem consumir álcool, mesmo que sejam pequenos períodos, favorece o metabolismo do corpo.

Menu

Além da hidratação, a alimentação surge como um ponto importante para garantir o sucesso na maratona. Alguns alimentos podem ajudar a brilhar! Antes de ir para o bloquinho, salão ou qualquer outra festa, faça suas refeições e procure consumir proteínas magras como frango e peixe, para a manutenção muscular. Os carboidratos como pães integrais, tapioca, queijo branco, cuscuz, massa, aveia, batata doce, castanhas e amendoim devem compor o cardápio para garantir a energia, bem-estar e recuperação no dia seguinte.

Carnes magras, saladas e legumes devem compor prato ‘alegórico’

Se cuidar vai além da escolha dos alimentos e das bebidas, envolve também considerar o local de consumo desses itens, como a nutricionista destaca. “Evite ciladas alimentares, como comidas de rua de procedência duvidosa é bom priorizar os lanches saudáveis, como frutas e sanduíches leves e tomar cuidado com o gelo, pois pode ser fonte de contaminação, por exemplo na hora de montar o drink e colocar o gelo no copo com a mão suja e também se não for produzido com água filtrada ou mineral, por prefira consumir bebidas em locais confiáveis mesmo que seja um pouco mais cara.”  

Mesmo tomando todos esses cuidados, a ocasião propicia certos excessos, seja na animação contagiante ou mesmo nas comemorações que se estendem até altas horas. No entanto, o dia pós-Carnaval existe, e ninguém deseja encará-lo como um confete caído no chão, não é mesmo? Por isso a nutricionista indica algumas estratégias para lidar com a ressaca de Carnaval. 

“O primeiro passo é a hidratação para compensar a desidratação causada pelo álcool. Alimentos ricos em eletrólitos, como banana e coco, podem ajudar a reequilibrar os níveis de nutrientes, assim como bebidas isotônicas industrializadas, água de coco, suco de melancia. Inclua alimentos que contenham cisteína (aminoácido), como ovos, leite e derivados e castanha de caju, que podem apoiar a quebra de acetaldeído, uma substância tóxica produzida durante o metabolismo do álcool, além do descanso”, explica Marcella.

Nutricionista, Marcella Canoa: suco de melancia faz a alegria

Os excessos provocados na folia impactam na retomada das atividades da rotina, por isso alguns alimentos podem auxiliar nesse processo de detox, como os produtos ricos em antioxidante, como mirtilos, morango, ameixa e chá verde.

“Esses alimentos ajudam na eliminação de toxinas do corpo, nesse processo o melhor é evitar os processados e consumir mais fibras, encontradas em vegetais e grãos integrais, para promover a saúde digestiva”, orienta Marcella.

Caia na folia e se divirta com responsabilidade!

Alongamento leve para despertar o corpo.

Café da manhã leve.

Tomar uns minutos de Sol para receber vitamina D.

Hidratação: Beba água ou suco natural para reidratar o corpo.

Momentos de descanso.

Refeições nutritivas, com alimentos leves como saladas, legumes e proteínas magras.

Atividades de lazer: Assistir a um filme, conversar com amigos ou praticar um hobby relaxante.

Desligue dispositivos eletrônicos, tome um banho relaxante e prepare-se para uma boa noite de sono.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest