Fé, música e alegria marcam o Natal HRP-Unicamp

Trio musical - Natal 2023

Uma sessão ecumênica abriu, na quinta-feira (21/12), o cronograma do Natal HRP-Unicamp, que promove celebrações realizadas  anualmente, desde 2019, e tem organização pela comissão de Humanização.

As apresentações artísticas e celebrações espirituais ocorrem nos dois ou três dias que antecedem a festa cristã. Ações e apresentações musicais e lúdicas invadem os corredores acalentando e divertindo pacientes, seus familiares e colaboradores da instituição.

A programação tem como objetivo tornar as festas do fim de ano mais especial para aqueles que estão internados e para a equipe de plantão. Trazendo a magia e esperança de um dia melhor.

Este ano, os líderes das capelanias Católica, Evangélica e Espírita  foram convidado pela equipe da Humanização para transmitir sua mensagem de natal e relembrar que esta data é sobre o nascimento de Jesus.

O pastor Alexandre da Silva abriu a celebração na recepção de internação do HRP-Unicamp, na última quinta-feira, às 9h30, quando colaboradores dos setores assistenciais e administrativos, pacientes e familiares se reuniram para celebrar a fé no menino Jesus.

Na sequência, a líder do espiritismo Ederli Raitano, lembrou as passagens bíblicas que retratam a trajetória do Salvador aqui na Terra, de acordo com o cristianismo e encerrando a celebração, o Aramis Bastos exortou os fiéis sobre o verdadeiro sentido do Natal:

Clique e assista a mensagem de natal dos lideres das capelanias do HRP.

Além da sessão ecumênica, o evento contou com a apresentação dos músicos Felipe Porsebon, violinista, Lucas Andrade, saxofonista e Felipe Almeida, violonista. O trio passou pelos setores assistenciais: Unidade de Internação Clinica médica e cirúrgica, UTI, Centro Cirúrgico, Centro Cirúrgico Ambulatorial e recepções do ambulatório.

Os músicos andavam pelos corredores e entravam nos quartos quando os pacientes chamavam, no centro cirúrgico pacientes que estavam se recuperando da cirurgia era possível ver o aumento dos batimentos no monitor de tamanha emoção que a música trouxe.

Na UTI, um paciente com deficiência auditiva também chamou o trio que tocou mais forte para que ele pudesse sentir as vibrações das notas musicais. Um momento singular em todo o evento e que emocionou todos ao redor.

“É muito gratificante poder tocar em um hospital, pois a gente vem para visitar e sai visitado, não é? É um sentimento muito gostoso!”, afirmou Porsebon, que participa do evento há três anos no hospital.

“É a primeira vez que toco em um hospital. Tinha muita vontade de fazer uma ação desse tipo, por ter visto outros amigos fazerem. É uma experiência única. Com certeza saio daqui transformado”, declarou Andrade.

“Eu saio daqui modificado, por tudo o que vivi, por tudo o que vivenciei e vou levar essa experiência por muito tempo, È muito emocionante e quero voltar mais vezes”, relatou Almeida.

Já nesta sexta-feira (22/12), quem animou o ambiente foram os Doutores da alegria. O grupo contagiou o HRP-Unicamp com alegria e diversão, trazendo leveza e provocando risadas por onde passaram. Visitaram primeiros os andares administrativos, invadindo reuniões e conhecendo toda a equipe, em seguida passaram pelos setores assistenciais para visitar nossos pacientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest