Enfermeiros: a base da cadeia hospitalar

Flavio e time

A categoria possui duas datas no calendário para festejar, 12 de maio e 10 de agosto, confirmando assim a importância de uma das profissões mais antigas do mundo e que soma um verdadeiro exército no Brasil, cerca de 2,5 milhões

Pensa em uma profissão que no calendário tem dois dias para festejar. E sabe que ainda é pouco, para celebrar uma das profissões mais antigas do mundo e uma das mais importante em uma cadeia hospitalar: a Enfermagem. No último sábado, dia 10 de agosto, foi o Dia Nacional do Enfermeiro. Já no dia 12 de maio é a vez dessa categoria celebrar o Dia Internacional da Enfermagem.

Para o gerente de Práticas Assistenciais do HRP-Unicamp, Flávio Braga, as datas servem para celebrar e refletir o caminho dessa carreira, que congrega cerca de 2,5 milhões profissionais no Brasil, dos quais 625 mil são enfermeiros e os demais auxiliares e técnicos.  As mulheres correspondem a 85% da categoria no País. “Temos um verdadeiro Exército de profissionais dessa categoria, que enfrentam a dura jornada diária nas mais diversas unidades de Saúde com dedicação e compromisso com pacientes. Parabéns, enfermeiros, nós fazemos a diferença!”, afirmou Braga.

Gerente Flávio Braga coordena evento da Semana de Enfermagem, que reuniu boa parte do TIME HRP-Unicamp em maio deste ano
(Fotos: Decom/HRP-Unicamp)

Dentre os 75 enfermeiros e 236 técnicos e auxiliares de Enfermagem, que compõem o quadro no HRP-Unicamp, elegemos a supervisora de Enfermagem, Laís Marafon,que além de somar 12 anos de atuação em ambiente hospitalar, possui uma visão ampla da categoria propondo aspectos para reflexão. Confira alguns temas:    

Comemoração: “Tenho a comemorar a dedicação, o cuidado e a importância na promoção da saúde, no cuidado aos pacientes e no apoio às equipes de saúde. É uma data para reconhecer e valorizar o trabalho essencial dos que atuam com empatia, conhecimento e comprometimento.”

Melhorias: ”Para melhorar a atuação dos enfermeiros, é preciso investir capacitações contínuas,  em valorização profissional, reconhecimento da importância do papel do enfermeiro na equipe de saúde e na sociedade, e garantir a segurança e bem-estar dos profissionais no exercício de suas atividades.”

Piso salarial nacional: “A implementação do piso salarial da enfermagem é uma medida importante para garantir uma remuneração justa e adequada, considerando a importância e a complexidade do trabalho que realizamos. No entanto, é necessário que haja uma fiscalização efetiva para garantir que o piso salarial seja cumprido e que os enfermeiros recebam o devido reconhecimento financeiro.”

Novas tecnologias: “Nos últimos anos, algumas das maiores mudanças na enfermagem incluem a incorporação de novas tecnologias e práticas inovadoras na assistência ao paciente, a busca pela valorização do trabalho em equipe interdisciplinar, e principalmente a maior participação dos enfermeiros na gestão e planejamento de serviços de saúde.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest