Dinâmica sobre Farmaco, Hemo e Tecnovigilância mobiliza colaboradores do HRP Unicamp

Atividade realizada pelo Nepp ocorreu nos setores de assistência do hospital
Atividade realizada pelo Nepp ocorreu nos principais setores assistenciais do hospital

Mais de 200 colaboradores do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) participaram durante uma semana, de treinamento focado em Farmaco, Hemo e Tecnovigilância. A atividade realizada pelo Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (Nepp) ocorreu nos principais setores assistenciais do hospital, como a Unidade de Internação Clínica Médica (UICM), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro Cirúrgico (CC), Ambulatório e outros.

O objetivo do treinamento foi avaliar e aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre a detecção de eventos adversos relacionados a equipamentos e artigos de uso médico (Tecnovigilância), efeitos colaterais de medicamentos (Farmacovigilância) e vigilância que abrange todo o ciclo de sangue (Hemovigilância).

Miriam de Souza Gusman, enfermeira do Nepp, destacou que essas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento técnico e pessoal dos colaboradores, promovendo um aprendizado ativo que melhora suas habilidades na assistência ao paciente.

A auxiliar de enfermagem Mariana Norberto participou da dinâmica e girou a roleta para saber a pergunta que deveria responder

A auxiliar de enfermagem Mariana Norberto participou da dinâmica que contou com perguntas e respostas. “Achei muito interessante a forma como foi conduzida a atividade. O caráter interativo facilitou a assimilação das práticas diárias”, disse.

O técnico de enfermagem, Luís Fernando Alves da Silva ressaltou que a atividade não só enriquece o conhecimento, mas aprimora as rotinas de trabalho

Da mesma forma, o técnico de enfermagem Luís Fernando Alves da Silva ressaltou que a atividade não só enriquece o conhecimento assistencial, mas também institucional, aprimorando as rotinas de trabalho.

Além de abordar questões sobre canais de notificação e o sistema Interact, o Nepp planeja, para a próxima semana, um treinamento focado em curativos, que incluirá demonstrações práticas para os profissionais e orientações para pacientes realizarem após a alta hospitalar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest