Mais de 200 colaboradores do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) participaram durante uma semana, de treinamento focado em Farmaco, Hemo e Tecnovigilância. A atividade realizada pelo Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (Nepp) ocorreu nos principais setores assistenciais do hospital, como a Unidade de Internação Clínica Médica (UICM), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro Cirúrgico (CC), Ambulatório e outros.
O objetivo do treinamento foi avaliar e aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre a detecção de eventos adversos relacionados a equipamentos e artigos de uso médico (Tecnovigilância), efeitos colaterais de medicamentos (Farmacovigilância) e vigilância que abrange todo o ciclo de sangue (Hemovigilância).
Miriam de Souza Gusman, enfermeira do Nepp, destacou que essas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento técnico e pessoal dos colaboradores, promovendo um aprendizado ativo que melhora suas habilidades na assistência ao paciente.

A auxiliar de enfermagem Mariana Norberto participou da dinâmica que contou com perguntas e respostas. “Achei muito interessante a forma como foi conduzida a atividade. O caráter interativo facilitou a assimilação das práticas diárias”, disse.

Da mesma forma, o técnico de enfermagem Luís Fernando Alves da Silva ressaltou que a atividade não só enriquece o conhecimento assistencial, mas também institucional, aprimorando as rotinas de trabalho.
Além de abordar questões sobre canais de notificação e o sistema Interact, o Nepp planeja, para a próxima semana, um treinamento focado em curativos, que incluirá demonstrações práticas para os profissionais e orientações para pacientes realizarem após a alta hospitalar.