Buscando inspiração em Luís Vaz de Camões, poeta do século 16 famoso pelo o poema épico “Os Lusíadas”, Giovanna Fernanda Martins Oliveira Alves, 27 anos, convenceu Claudete Severino Silva, 44 anos, a disputar o 1º Concurso de Poesias ROP’s (Práticas Organizacionais Obrigatórias) do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp). Com as bênçãos do português que além de poeta foi soldado, a dupla não só encarou o desafio como também faturou a disputa com o Poema 01, ainda sem nome, que valoriza a vida humana, cuja premiação ocorreu nesta terça-feira (19/12) na instituição.
“Gosto de escrever, mas fazia tempo que não praticava. Eu fiquei superfeliz com a premiação, já que nunca havia vencido outro concurso. Quando fiquei sabendo do campeonato e que era sobre poesia, achei algo totalmente diferente. Eu estava lendo sobre as inscrições, quando vi a Claudete e a convenci a formamos uma dupla”, revela Giovanna. A dupla é composta por auxiliares da Unidade de Internação Clínica Cirúrgica.
O que é ode?“
A Ode é uma forma poética que se destaca pelo seu caráter solene e grandioso. É um tipo de poesia que exalta algo ou alguém, geralmente em um tom de veneração. O termo Ode veio do latim “odes” e do grego “aoidos”, que significa “canto” ou “canto acompanhado de uma lira”.
“A poesia sempre toca a gente, dependendo do tema é sempre bom. Eu achei interessante o tema ROP’s para incentivar os funcionários a participar das práticas obrigatórias, envolvendo também a área da saúde, que é a área que a gente trabalha.
O 1º Concurso de Poesias ROP’s do HRP-Unicamp, promovido pelas comissões de Qualidade, Recursos Humanos (RH) e Departamento de Comunicação (Decom), contou com dez poemas inscritos , dos quais seis foram validados para a disputa de acordo com o regulamento. O Poema 01, o vencedor, contou 68 votos, seguido pelo Poema 02, que teve a preferência de 18 eleitores, Já o terceiro lugar somou 16 votos. A dupla vencedora levou para casa duas Cestas de Natal, recheadas de guloseimas e afeto.
Aliando esse sucesso de participação da comunidade HRP-Unicamp aos objetivos do concurso de promover boas práticas, reconhecer novos talentos, mobilizar colaboradores nas eleições e premiar os melhores trabalhos, a organização desse evento planeja uma nova edição em 2024.
Leia poesia, alimente seu lado lúdico, escreva, escreva e escreva. Quem sabe o próximo campeão pode ser você!
Para inspirar, confira a baixo o ranking dos melhores poetas da atualidade:
1 – Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987)
2 – Cora Coralina (1889 – 1985)
3 – Vinicius de Moraes (1913 – 1980)
4 – Adélia Prado (1935)
5 – João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999)
6 – Cecília Meireles (1901 – 1964)
7 – Manoel de Barros (1916 – 2014)
8 – Hilda Hilst (1930 – 2004)
9 – Machado de Assis (1839 –1908)
10 – Ferreira Gullar (1930 – 2016)
(Fonte: Cultura Genial – https://www.culturagenial.com/poetas-brasileiros-fundamentais/)
Legada da foto acima: Da esq. pra dir., Daniele Fanhani, Claudete, Giovanna e Suzi Ribeiro
(Foto: Letícia Azevedo/Departamento de Comunicação HRP-Unicamp)