Cocriação da Qmentum marca início da reta final do processo de acreditação internacional do HRP-Unicamp

IMG_2468 editada

Dada a largada para a corrida da Acreditação da Qmentum, chancela canadense cuja chegada está prevista para agosto de 2024, mesmo mês no qual foi autorizada a partida, só que em 2022. Trabalhos intensos constituídos por diversas ações estrategicamente definidas e marcadas por debates, ponderações e protocolos. Há cinco meses, a tripulação e os passageiros dessa jornada aceleraram os passos se preparando para vencer mais uma etapa, que está acontecendo hoje (05/03) e também amanhã (06/03), durante a última visita de cocriação da Quality Global Alliance ( QGA), empresa que aplica a metodologia Qmentum International em seu nível máximo: Diamante. Para junho está agendada a última visita, que é a Mock, uma simulação da acreditação final.
Partida, corrida, jornada, percurso, etapa e chegada compõem a trajetória, que independentemente do resultado final, já rendeu bons frutos e entra para a história do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp). Sob o comando de todo esse processo da Acreditação da Qmentum está a coordenadora do Setor de Qualidade, enfermeira Suzi Andréa Ribeiro dos Santos, que atua alinhada com o superintendente da instituição, o médico infectologista Vitor Marim.
Em meio a uma agenda intensa, a coordenadora conseguiu atender o Departamento de Comunicação (Decom). Confira alguns trechos dessa entrevista:

Coordenadora da Qualidade, enfermeira Suzi Andréa Ribeiro dos Santos
(Fotos: Letícia Azevedo/Decom/HRP-Unicamp)
Decom Depois de muito trabalho, o HRP-Unicamp entra na reta final para a Acreditação da Qmentum. Como foi o caminho até aqui?
Suzi Andréa – O caminho foi desafiador. Percebo uma mudança de mindset nas lideranças e equipes em geral, o que proporcionou um intenso e ritmado trabalho nestes últimos 5 meses.
Decom – Qual a expectativa para os dias 05 e 06 de março, quando representantes da Qmentum estarão avaliando a instituição?
Suzi Andréa – A melhor possível dentro da nossa evolução. Sabemos que haverá sinalização de oportunidades de melhorias após a visita de Cocriação, mas se desejamos ser acreditados em agosto com o Selo Diamante precisaremos deste feedback para adequação pontuais dos nossos processos.
Decom – Dê, por favor, alguns exemplos (uns três) de avanços significativos no HRP-Unicamp  desde o início do processo de Acreditação da Qmentum?
Suzi Andréa – Intenso trabalho em equipe; Revisão/elaboração de 53 mapeamentos de processo do HRP; Revisão de protocolos assistenciais com um olhar multidisciplinar; Implementação do Safety Huddle nas áreas assistenciais possibilitando o afunilamento das informações no HRP-Unicamp e aumento dos números de registros de notificações.
Decom – Caminhamos para um desfecho favorável à instituição?
Suzi Andréa – Manter o foco no Projeto Qmentum e o trabalho em equipe.  Decom – Qual a mensagem que vocês gostariam de enviar aos colaboradores do HRP-Unicamp?
Suzi Andréa – Gostaria de agradecer a parceria de todas as áreas envolvidas de forma direta ou indireta neste processo. A conquista do selo de Acreditação Qmentum Internacional proporcionará a qualidade e segurança da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde, sendo assim pleitear esta certificação tem um significado ainda maior.

SE LIGA!

Mindset –  Mentalidade. Uma mentalidade positiva leva ao sucesso.

Feedback – É uma resposta dada a um profissional com o intuito de estimulá-lo, orientá-lo e esclarecer posturas inadequadas. Eles podem ser positivos e/ou negativos e indicam o destino do profissional dentro das instituições públicas, empresas e corporações.

Safety Huddle – Reuniões de Segurança objetivas, que ocorrem nas instituições de saúde e debatem com agilidade casos e procedimentos de pacientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest