Com foco na conscientização sobre a higienização correta das mãos, o HRP Unicamp (Hospital Regional de Piracicaba), por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promoveu na última semana, entre os dias 05 e 09/05, uma série de atividades educativas voltadas a colaboradores, pacientes e acompanhantes. A iniciativa em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos e ao Dia de Combate à Infecções Hospitalares, celebrado hoje, 15/05, destacou de forma prática e interativa, o poder de um gesto simples na prevenção de doenças.
Durante a campanha, equipes do hospital abordaram o público com orientações sobre os riscos da proliferação de bactérias e doenças infecciosas, utilizado recursos visuais como placas de Petri – recipientes transparentes onde culturas de microrganismos podem ser analisadas, para demonstrar de forma concreta, os microrganismos presentes nas mãos mal higienizadas.
Outra estratégia da ação foi a “Caixa Preta da Higiene”, um equipamento fechado que contém luz negra e um gel fluorescente. Após a aplicação do álcool em gel, os participantes colocavam as mãos na caixa, revelando áreas que não foram corretamente higienizadas. O impacto visual da experiência destaca os pontos que podem ter sido negligenciados no processo de limpeza.

Para Genicelia dos Reis Magalhães, da cidade de Elias Fausto que aguardava a cirurgia do esposo, o contato com a ação reforçou a relevância da prática. “Trabalho na área da saúde e considero essas iniciativas essenciais. Lavar as mãos é um hábito imprescindível, mas muitas pessoas ainda não entenderam que, a todo momento, carregamos bactérias que podem prejudicar a nossa saúde e de outros”, comentou.
Mais do que uma semana de conscientização, a iniciativa reforça o compromisso do HRP Unicamp com a qualidade no atendimento e o bem-estar dos pacientes, visitantes e colaboradores.