Após 110 dias de internação, o paciente Ebner Walter, de 33 anos, contagiou a todos na última sexta-feira (23) com sua alegria por receber alta e poder curtir as festas de fim de ano com a família. Internado no Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) em 06/09/2023 com abscesso interno na boca, Walter sofreu complicações durante a intervenção cirúrgica, teve de ficar por três dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e depois recebeu um diagnóstico da presença de uma rara bactéria, o que aumentou o tempo de internação.
.Após análise da biópsia, a equipe médica do HRP-Unicamp descobriu que Walter tinha uma rara bactéria chamada Mucormicose, sendo o 5º paciente no Estado de São Paulo com esse diagnóstico e o 1º a receber alta pelo Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) de Piracicaba.
Para se livrar totalmente da bactéria, foram necessárias quatro cirurgias, realizadas pela equipe de Bucomaxilo da Faculdade de Odontologia (FOP) da Unicamp.

(Foto: Letícia Azevedo/HRP-Unicamp)
“Não tenho do que reclamar, as equipes de todos os plantões foram muito atenciosos, os médicos explicaram tudo certinho, a enfermeira Gisele também, sempre muito gentil e me explicando o tratamento, A Dra. Juliana se demonstrando sempre à disposição. Fui muito bem assistido por todos.”, comenta Walter.
A enfermeira e Líder da Transição do Cuidado, Gisele Delazari, explica que foi necessário articular todos os detalhes para a alta ser feita com segurança e o tratamento continuar de forma eficaz. “A alta do Walter foi planejada há um tempo, pois precisou de uma articulação entre o Centro de Doenças Infecto Contagiosas (CEDIC), o PAD, a Farmácia da instituição e com a DRS-10 como um todo. Por ele ser um paciente que preciso de muitos cuidados devido à gravidade do caso, entendemos a necessidade do acompanhamento pós-alta para garantir a transição do cuidado,” explica Gisele.
Como presente de fim de ano, Wagner arquitetou uma surpresa para seus pais que moram em São Paulo e vinham visitá-lo os fins de semana. “Não contei para minha mãe que estava de alta. Disse que seria só depois do Natal, então quando eles forem para casa buscar minhas filhas, estarei lá, surpreendendo-os. Estou muito feliz por poder estar em casa, perto de quem amo”, emociona Ebner.